domingo, 21 de junho de 2009

06 - Hipocrisia

Serve como espelho para muitos, pense nisso!
"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos." - Wikipédia.

Apresentada a descrição, dá para se ter uma clara idéia do que é hipocrisia. Culpar/julgar/policiar alguém sobre algo, sendo que você mesmo faz isso.

Um belo exemplo é a pirataria. "Ah, sou contra a pirataria", você diz, na frente de muitos. Por outro lado, continua comprando aquele cd pirata do seu artista ou cantor preferido. Que safadeza, não? Isso serve para você também moleque, que baixa algum jogo, grava e vende para seus amigos mas fala que prefere jogos originais.

A hipocrisia está por todos os lados. O problema é que muitos são hipócritas, cometem o ato que leva a hipocrisia, mas discutem sobre isso normalmente e não se dão conta do que fazem.

Nesta sociedade da informação, estamos mais preocupados julgando e opinando sobre assuntos alheios e esquecemos que praticamos os mesmos atos, muitas vezes de outra forma. Você não se importa se a casa do vizinho está com o portão aberto ou se há alguém suspeito rondando ("ah, deve ser algum parente", mesmo sendo um mendigo usando farrapos). Mas quando a sua casa é roubada, culpa os vizinhos ou quem pode por não ter ligado para a polícia ou estar vigiando.

Esse e muitos outros exemplos podem ser dados, mas a lista ficaria enorme. Fica o aviso: Deixe o vício de lado e procure o caminho da virtude (soou hipócrita?)

Calma, você não está sozinho. A pessoa que escreve neste momento também percebe que é hipócrita, mas promete que vai mudar essa situação de alguma forma.

Matheus Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário