terça-feira, 5 de maio de 2009

04 - O dilema da área de TI

A tecnologia avança rapidamente, como todos sabem e estão cansados de ouvir. Não é pra menos que novas áreas e empregos são criados para suprir as necessidades, dificultando a padronização e a organização em um conjunto só. A área de tecnologia é enorme e suas "raízes" estão crescendo a cada aparelho ou produto inventado, ao contrário de outras áreas como medicida e letras.
Sofrendo constantes mudanças, a área dificilmente será regulamentada, como muitos profissionais desejam.

A regulamentação implicaria em diversos fatores, como:
*
Salários melhores ou fixos, estabelecer um padrão
* Apenas empresas ou o pessoal certificado poderá produzir softwares e colocar planos em prática
* Aumento de cursos e especializações

Por outro lado;
* Pessoas autodidatas não poderão contribuir com novas idéias
* O software-livre acaba, restringindo a concepção destes à empresas regulamentadas


Seria uma pena perder mentes brilhantes que contribuem a cada dia com softwares próprios, até melhores do que os oficiais, não é verdade? Por exemplo o Linux, sistema operacional poderoso criado por uma comunidade organizada com intúito de oferecer um produto diferente, mas customizável. Esse e muitos outros que virão de mentes que não possuem um certificado, mas que querem ajudar a área com seu conhecimento não deveriam ser privados disso.

A desvalorização do profissional regulamentado hoje é um grande problema, mas sanar ele com um método rápido não seria a melhor solução. É necessário fazer uma análise do assunto e colocar excessões, para que pessoas continuem contribuindo com seu conhecimento, apesar de não terem emprego ou certificado na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário